Meditação

A meditação é uma excelente prática para reduzir a ansiedade. Ao respirar fundo e focar no presente, você percebe a real dimensão das ameaças modernas e aprende a acalmar o organismo. Cerca de 30 minutos por dia, durante dois meses, já fazem efeito contra o stress de acordo com um estudo liderado por uma das investigadoras de meditação mais célebres do momento, a neurocientista Sara Lazar, da Universidade Harvard.

Um das razões do bom resultado pode estar no poder da meditação em reduzir os níveis do cortisol, o hormônio do stress. Outra pesquisa feita pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a Unifesp e o Instituto Appana Mind revelou que 1h15min de ioga e meditação três vezes por semana, ao longo de dois meses, reduziu pela metade os níveis de cortisol de uma turma em que a ansiedade atingia níveis alarmantes, os cuidadores de doentes com Alzheimer.

COMO MEDITAR REDUZ A ANSIEDADE

– Reforça o foco e a calma

– Sessões regulares de mindfulness melhoram a comunicação entre as áreas cerebrais e, como consequência, nossa capacidade de lidar com situações adversas.

– Nossa tolerância e compaixão aumentam.

– Equilibra os hormônios

– Níveis do hormônio do stress diminuem significativamente em praticantes regulares. Taxas de cortisol elevadas por muito tempo enfraquecem o sistema imune.

– Turbina a imunidade

Ao reduzir o cortisol e aprimorar a forma como lidamos com nossos problemas, o sistema de defesa é reprogramado. Biomarcadores ligados a inflamações são reduzidos, blindando o organismo contra infartos, AVCs, diabetes e até o câncer.

Fonte / Leia mais em: https://super.abril.com.br/especiais/a-meditacao-contra-o-stress/